Treinamento e Certificação de Técnicos de Campo e Laboratório para Ultrassonografia de Carcaça Bovina

 

Sera realizado em Uberaba - MG no período de 27 a 30 de Novembro de 2012 o treinamento e certificação de técnicos para ultrassonografia de carcaça em bovinos.

Local: FAZU | Uberaba/MG

Treinamento de Técnicos de Campo para Ultrassonografia de Carcaça Bovina
27 e 28 de novembro de 2012


Certificação de Técnicos de Campo e Laboratório para Ultrassonografia de Carcaça Bovina
29 e 30 de novembro de 2012

INSCRIÇÕES: Clique Aqui

II Workshop Reúne Pesquisadores e Criadores para Debater os Critérios de Avaliação de Carcaça no Processo de Seleção

A AVAL Serviços Tecnológicos em parceria com a Faculdade de Zootecnia de Uberaba (FAZU) e o Hospital Veterinário de Uberaba (UNIUBE) organizou nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro II  Workshop de Ultra-sonografia para avaliação de Carcaça Bovina. Participaram estudantes, professores, pesquisadores, criadores e profissionais com formação em Ciências Agrárias (Zootecnia, Veterinária, Agronomia); onde tiveram a oportunidade de rever conceitos de anatomia, qualidade de carcaça, melhoramento genético e conceitos da física do ultra-som e sua utilização.

 

O evento contou com a colaboração de vários palestrantes entre eles, Prof. Dr. Clóvis. Biscegli (Embrapa), o Prof. Dr. Doyle Wilson (ISU), Eduardo Pedroso (ACNB), Eládio Curado (ACNB), Prof. Dr. José Aurélio Bergmann (UFMG), Prof. Dr. J.R. Tait (ISU), Prof. Dr. Luis Fernando Garcia (UNESP), Prof. Dr. Pedro Felício (FEA-UNICAMP), Prof. Dr. Raysildo Lobo (ANCP), Prof. Dr. R.D. Sainz (UCDavis) e Fabiano Araújo (AVAL) além dos criadores Luciano Ribeiro (Rancho da Matinha), Fernando Manicardi (Marca OB) e José R. Cavalcanti (Nelore IRCA).

 

 

Com o objetivo de orientar na adoção da tecnologia e estabelecimentos dos critérios para avaliação de carcaça por ultra-som, a AVAL em parceria com os Programas de Melhoramento Genético coordenou esse evento que contou com aulas teóricas e práticas, com sessões de análise de imagens em computadores e treinamento para coleta de imagens.

 

 

As avaliações de musculosidade (Rendimento) e acabamento são realizadas através das medidas da área de olho de lombo (AOL, entre a 12 e 13 costelas), gordura de cobertura (EG, entre a 12 e 13 costelas), gordura de cobertura na garupa (EGP8,) e marmorização. Fabiano Araújo, diretor técnico da Aval, explicou que para utilização destas medidas nas avaliações genéticas, é preciso respeitar os parâmetros de avaliação específico de cada raça, e o manejo que os animais mensurados são submetidos, pois os animais de cada raça possuem características fisiológicas e genéticas diferentes.



Fabiano ressaltou ainda, a importância dos técnicos fornecer dados de alta qualidade para os Programas que são responsáveis pelas análises genéticas, gerando DEP’s (Diferença Esperada na progênie). Desta forma, os dados de ultra-som enviados aos Programas de Melhoramento serão apenas dos técnicos credenciados; que demonstraram suas habilidades (acurácia, repetibilidade e desvio técnico) no processo de certificação.

Visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e a capacitação de técnicos no processo de avaliação de carcaça bovina, a AVAL Serviços Tencológicos oficializou, no ano passado, a sua parceria técnico-científica com a empresa americana Biotronics Inc., a qual é presidida pelo Prof. Emérito da Universidade de Iowa, Prof. Dr. Doyle Wilson. Esta empresa ainda conta com uma importante equipe de Professores na área de tecnologia de carnes, física e programação computacional que fazem um importante papel no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias utilizadas na seleção de bovinos.


A AVAL também possui um convênio com a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), representada pelo coordenador Prof. Dr. Raysildo Lobo, que publica desde 2003 as avaliações de musculosidade e acabamento no sumário anual da Raça Nelore.

Desta forma, a parceria entre a AVAL e os programas de avaliação genética visam o benefício geral da pecuária; onde os programas agregam as DEPs de carcaça, importantes ferramentas na seleção de bovinos.
As análises das imagens são efetuadas no Laboratório por técnicos capacitados para fornecer dados de qualidade; matéria prima nos Programas de Melhoramento Genético. A qualidade dos dados depende da capacitação e acompanhamento dos técnicos de laboratório e campo, softwares, protocolos padronizados e desenvolvimento de pesquisas; papel importante atualmente desenvolvido pelo Laboratório Centralizado (Centro Referência na Tecnologia de Ultra-som - CRTU).

O Prof. Dr. José Aurélio Bergmann mostrou como as informações de DEP’s de carcaça podem ser utilizadas no processo de seleção. Segundo o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, o uso da ultra-sonografia para avaliação das características de carcaça é imprescindível para os Programas de Avaliação Genética visando a predição de DEPs de todos os animais. Ainda, o Professor da Universidade da Califórnia Roberto Sainz aproveitou para apresentar alguns resultados prévios de pesquisas realizadas com animais zebuínos para avaliação de carcaça no processo de seleção.

 

 

O workshop também abordou assuntos relacionados a qualidade da carne e ao mercado, onde o Prof. Dr. Pedro Felício e o Eduardo Pedroso mostraram a importância da classificação de carcaça para o mercado brasileiro e mundial e discutiram qual seria o padrão de carcaça ideal para o Brasil. Além disso, estes pesquisadores ministraram aulas práticas de anatomia animal, mostrando os principais cortes para avaliação de carcaça; e explicaram como classificar a carcaça quanto ao acabamento, musculosidade e conformação.

 


 

A AVAL realiza cursos para profissionais e técnicos com interesse em prestar serviços de ultra-sonografia em bovinos de corte para avaliação in vivo da qualidade da carcaça.


Estes técnicos têm oportunidade de revisar os conceitos da fisiologia do crescimento, da anatomia, qualidade de carcaça e melhoramento genético, além de adquirir conhecimentos sobre a física e instrumentação da ultra-sonografia. O curso consiste em aulas teóricas e práticas, que são ministradas em salas de aula, laboratório de interpretação de imagens, abatedouro e bretes onde os alunos praticam a coleta de imagens.


Este curso tem como principais objetivos a padronização da metodologia para a coleta de imagens de carcaça por ultra-som e o credenciamento dos técnicos na coleta de imagens para diferentes associações de raça e programas de melhoramento genético.


Fotos dos Cursos:

 
Treinamento dos técnicos, através de um
sistema rigoroso de credenciamento.
  Avaliação e seleção dos aparelhos e
softwares ultilizados.
     
 
Monitoramento da qualidade das imagens.   Capacitação e atualização dos técnicos.
     
   
Fornecimento de dados precisos e confiáveis
aos programas de melhoramento genético.
   
     

 

Parceiros Aval

 

Aval Serviços Tecnológicos
Rua 270, Quadra 52, Lote 22, Casa 02, CEP 74533-190 Setor Coimbra - Goiânia/GO - Brasil

t. 62 3092 4559

 

Atendimento Skype

Desenvolvido por Webplus