Dicas Para os Criadores

 

Com o intuito de ajudar a esclarecer algumas dúvidas e também melhorar o desenvolvimento dos serviços a campo no período de avaliação de carcaça dos animais segue abaixo uma lista com pontos importantes a serem observados e avaliados antes do início das avaliações.

 

Responsabilidade do Criador

Por que é Importante?

Agendamento prévio

Técnicos de campo usam os seus próprios métodos para agendamento, por isso quanto mais cedo você entrar em contato para agendar as avaliações de ultrassom é mais provável de se conseguir a data desejada para o serviço. Isso também pode lhe dar a oportunidade desta data ser agendada com os outros criadores na mesma região e dividir os custos de viagem. Antes de agendar ter uma idéia do número de cabeças para que o técnico possa estimar o tempo necessário para completar a sessão de escaneamento dos animais. Escolha uma data de avaliação que fique dentro da janela de idade adequada para a raça, para que os dados não sejam perdidos.

Planilhas de campo

A planilha de campo com informações como RGN, idade, sexo, manejo, lote de manejo, é necessária para verificar se todos os animais que estão na idade adequada foram avaliados e acrescentar informações de animais adicionais o que evitará o atraso no laboratório de interpretação.

Tronco de contenção

Os animais devem sempre ser contidos em um tronco de contenção adequado para que se possa fazer a avaliação. Isso reduz o movimento e melhora o contato, promovendo imagens com maior qualidade. Ele também acelera as coisas!

Fornecer Eletrecidade Limpa

A eletricidade é necessária para alimentar o equipamento de ultrassom, computador, tosquiadeira (quando necessário), etc. Um circuito sobrecarregado ou sem aterramento poderá causar interferência e pode comprometer o processamento das imagens de gordura intramuscular. Se estiver usando um uma tosquiadeira pode ser necessário fornecer duas fontes de alimentação. Um gerador pode ser usado se necessário.

Tosquia para ultrassom

É necessário que os animais que serão avaliados tenham o pêlo com menos de 1,3 cm de comprimento, para uma melhor qualidade da imagem. Animais zebuínos não necessitam deste procedimento.

Manter os animais  secos

Óleo vegetal é o agente de acoplamento usado para permitir que as ondas de ultrassom penetrem a pele e se tenha a formação das imagens. Água e óleo não se misturam. Quando o animal esta molhado tem-se uma redução do contato e uma imagem de baixa qualidade. Sob uma cobertura os animais molhados demoram em torno de 40 a 60 minutos para secarem.

Pesar os animais

Os animais devem ser pesados no dia da avaliação de carcaça, entretanto, podem ser pesados até sete dias antes ou depois da avaliação.

Saiba que pesagens após a data da avaliação irá atrasar o envio de imagens para o laboratório. 

Manter os animais entrando no tronco

Basicamente, por favor, não conte com o técnico para “tocar” os animais, a função do técnico é fazer a avaliação de ultrassonografia e as anotações cabíveis, outras funções podem atrapalhar o rendimento do serviço, no entanto, muitos técnicos gostam disso e estão dispostos a ajudar!

Parceiros Aval

 

Aval Serviços Tecnológicos
Rua 270, Quadra 52, Lote 22, Casa 02, CEP 74533-190 Setor Coimbra - Goiânia/GO - Brasil

t. 62 3092 4559

 

Atendimento Skype

Desenvolvido por Webplus