Avaliação de Carcaça Para Programas de Melhoramento Genético

 

A seleção dentro de raças é uma importante ferramenta utilizada no melhoramento genético de bovinos de corte, e a velocidade da mudança genética depende da herdabilidade da característica, da intensidade de seleção, e do intervalo de gerações. As características de carcaça apresentam estimativas de herdabilidades médias a altas, o que justifica a seleção de animais geneticamente superiores para essas características.

 

A Aval Serviços Tecnológicos trabalha em parceria com a Programas de melhoramento genético e associações de raças capturando medidas acuradas das características avaliadas por ultrassom, em animais vivos. As características atualmente utilizadas por programas de melhoramento genético são, a área de olho de lombo (AOL) e a gordura subcutânea (EG), medidas entre as 12a e a 13a costelas, no músculo Longissimus dorsi; a gordura subcutânea sobre o músculo Biceps femoris (EGP8); e a gordura intramuscular ou marmoreio que só deve ser avaida em animais cujo o grupo apresentar média de no mínimo 5 mm de espessura de gorura subcutânea. A deposição de gordura intramuscular ocorre após a deposição da gordura subcutânea, assim somente animais com 5 mm de gordura ou mais terão imagens de boa qualidade para a avaliação genética desta característica.

                        

A Área de Olho de Lombo representa maior musculosidade, portanto maior rendimento de carcaça, garantindo ao produtor melhor retorno econômico ao abate de seus animais.

 

A medida de espessura de gordura é um eficiente indicador de acabamento da carcaça. A gordura subcutânea tem grande importância na industrialização da carne, pois desempenha o papel de isolante térmico durante o processo de resfriamento da carcaça, que deve ser feito de forma lenta e gradual para não causar encurtamento das fibras musculares, e conseqüentemente, o endurecimento da carne. Para que esta cobertura seja eficiente é importante apresentar distribuição homogênea sobre a carcaça.

 

A seleção para esta característica também traz benefícios para os índices reprodutivos do seu rebanho, pela sua correlação ao escore corporal trazendo melhor desempenho nos programas de precocidade sexual e nas estações de monta com o aumento na taxa de reconcepção.

As Avaliações

Para a utilização destas medidas nas avaliações genéticas das raças zebuínas, foram necessárias inicialmente, pesquisas para garantir a confiabilidade e a acurácia dos dados coletados e o aperfeiçoamento das metodologias de coleta, análise e interpretação das imagens. Além disto, os padrões de desenvolvimento, as relações quantitativas entre as medidas de ultrassom e as do frigorífico, as herdabilidades e co-varianças destas medidas e as idades ideais para avaliação foram determinadas em estudos desenvolvidos pela AVAL e a ANCP.

 

 

Estas avaliações são feitas por técnicos rigorosamente treinados e credenciados (www.ultrasoundbeef.com). Os técnicos de campo, assim como os de laboratório, somente são credenciados após a demonstração de suas habilidades, as quais são avaliadas estatisticamente pela acurária, repetibilidade, desvio técnico e correlação.
O compromisso da AVAL com as associações de raças e criadores é o fornecimento de dados de alta qualidade para a geração de DEP's. Com esse intuito o credenciamento segue um protocolo onde todos os técnicos estarão trabalhando dentro de uma mesma metodologia internacionalmente padronizada.


Este processo é feito em duas etapas:


1) trabalho de campo, onde as imagens são coletadas no campo, armazenadas pelo sistema de captura de imagens e posteriormente enviadas ao laboratório do Centro de Referência de Tecnologia de Ultrassonografia, e

 

2) análise laboratorial, as imagens são interpretadas em laboratório e rigorosamente monitorizadas para garantir qualidade dos dados.

Parceiros Aval

 

Aval Serviços Tecnológicos
Rua 270, Quadra 52, Lote 22, Casa 02, CEP 74533-190 Setor Coimbra - Goiânia/GO - Brasil

t. 62 3092 4559

 

Atendimento Skype

Desenvolvido por Webplus